Após o grande sucesso do workshop, os participantes estavam ávidos para continuar com a experiência. Decidimos então que criaríamos grupos de trabalho com eles. Foi o momento de colocar em prática o aprendizado e consolidar os conceitos por meio da experiência prática.
Passamos a repensar questões da escola, buscando soluções inovadoras por meio do olhar do Design Thinking.
Os diretores do Magno deram o encaminhamento: os integrantes do grupo de trabalho deveriam elencar temas que, por algum motivo, representassem desafios para a escola e repensá-los em busca de melhorias.
Dividimos os participantes em quatro grupos privilegiando a diversidade de funções e de conhecimento para enriquecer o trabalho e resultados.
Durante três meses, os grupos de trabalho trabalharam sob o olhar do time de facilitadores que continuamente desafiavam seus grupos a ir além da resposta imediata, pesquisando e procurando entender o problema de ponta a ponta.
A cada etapa do Design Thinking (Entendimento, Observação, Ponto de Vista, Ideação, Prototipação e Teste) era feita uma aula para aprofundar os conceitos, apresentar novas ferramentas e orientar os integrantes nos seus próximos passos. A partir disso, eles desenvolviam as atividades com o apoio dos facilitadores.
Durante as fases de entendimento e observação, cada grupo foi a campo para conversar com especialistas, diretores, pais e funcionários com o fim de entender efetivamente o problema, saindo da condição do “eu acho” para a do “identificamos”. Ao final, tiveram o desafio de identificar os reais problemas à luz do que haviam entendido.
Já na fase de Ideação, foram introduzidas experiências lúdicas e o exercício o desapego. As ideias deixaram de ser de alguém e passaram a ser do grupo. Foi um momento de discussões, mas também de diversão: jogos e brincadeiras ajudaram a tirar nossas mentes do óbvio e levá-las para a disruptura.
Com suas soluções definidas, partiram para a prototipação e teste. O propósito era rapidamente ver a receptividade. Cada grupo levou duas ou três propostas de solução para serem testadas por toda a escola.
Ao final, os grupos apresentaram soluções e algumas delas já estão sendo implantadas.
Esse trabalho, além de já trazer algumas soluções para a escola, consolidou o conhecimento dos participantes no modelo de Design Thinking e os deixou aptos a rodar novos projetos de inovação.
Durante esta jornada, veio uma nova ideia: Aplicar o Design Thinking com os alunos.